Oclusão e Postura
Patologia Articular e Postural
Quando fazemos oclusão?
Sempre que fechamos a boca e provocamos o contacto entre os dentes superiores e inferiores.
Sendo a Mandíbula considerada o único osso móvel da cabeça, o movimento de fechar a boca acaba de modo fisiológico correto com a oclusão dos dentes. No entanto, para uma análise correcta da oclusão há que ter em conta todos os componentes e sistemas do órgão mastigatório, como os dentes, o periodonto (estruturas de suporte do dente), a ATM (articulação tempero-mandibular), sistema neuromuscular, sistema craneo-cefálico e facial.
A componente postural global tanto nos problemas de oclusão, como a sua correção em á oclusão é determinante para o sucesso do tratamento.
A má oclusão, ou seja, o mau posicionamento dos dentes ao contactarem, podem ser sintoma de um mau desenvolvimento esquelético e facial, podendo provocar alterações estruturais e funcionais tanto locais como sistémicos.
Problemas oclusal e postural
Sintomatologia da má oclusão:
Locais: cefaleias, estalido da articulação tempero mandibular (ATM), dor da ATM, fadiga muscular face e pescoço, bruxismo (desgaste dos dentes) tensão muscular crónica nos ombros, nuca e pescoço, enxaquecas crónicas, limitação dos movimentos mandibulares, dor nos movimentos mastigatórios, bloqueio mandibular em casos extremos. Cerramento dos dentes sobre tensão permanente.
Sistémicos: dor de costas, fadiga muscular, desequilíbrios na marcha, torção dos pés com frequência, perca de equilíbrio, cansaço crónico, dor muscular e cansaço ao acordar, mau estar geral.
Na PERFECT SMILE, ao fazer o diagnóstico, leva em consideração a interligação total de todos estes sintomas e sistemas, para não só corrigir os problemas da má oclusão como tratar as causas e consequências sistémicas corporais e funcionais de ordem postural global.